
O serviço secreto britânico está em alerta quanto a espionagem virtual chinesa, segundo reportagem do jornal inglês The Times.o chefe do MI5, agência de espionagem interna do Reino Unido, Jonathan Evans, enviou uma carta a 300 funcionários e publicou um documento aberto no site da organização para que todos tomem cuidado com a ameaça oriental. Além de Londres, Alemanha e Estados Unidos já apontaram a China como a responsável por invasão de computadores de seus governos. Os chineses, por sua vez, negam e afirmam que também são alvo de ciber-espionagem. A equipe do Times tentou entrar em contato com a embaixada da China em Londres, com o Ministério de Relações Exteriores em Pequim e até com o celular de um funcionário do governo, mas nenhuma das ligações foram respondidas. Especialistas da fabricante de programas de proteção de rede McAfee afirmam que 80% - quatro em cada cinco - dos grandes ataques virtuais nesse ano foram de responsabilidade de hackers chineses.


Espionagem chinesa é “grande ameaça” para a segurança dos EUA:A espionagem chinesa representa uma “grande ameaça” para a segurança norte-americana, revelam as conclusões apresentada recentemente por um painel de especialistas em segurança económica ao Congresso dos EUA. No relatório, o painel de especialistas afirma que a China está a adquirir novas tecnologias “de forma agressiva”, através de negócios legítimos com os EUA e através da espionagem industrial, e recomenda que os norte-americanos tomem medidas de prevenção sérias, principalmente contra o roubo de tecnologia militar. “As actividades de espionagem chinesa nos EUA são tão extensas que são a principal ameaça para a segurança das tecnologias norte-americanas”, pode ler-se no relatório. Por outro lado, o porta-voz do ministério dos negócios estrangeiros da China, Liu Jianchao, já veio negar que existam quaisquer actividades de espionagem chinesa nos EUA.

EUA e China criam “Hot Line”.a criação de uma “Hot Line” entre os EUA e a China, com o objectivo de evitar, no futuro, mal entendidos entre os dois países que possam levam a um conflito armado.


Espionagem chinesa na Alemanha:O serviço de inteligência chinês é reconhecido como eficaz, bruto e cruel. A revista Der Spiegel divulgou que espiões chineses monitoraram computadores do alto escalão do governo alemão. Tudo indica que a operação dos hackers chineses chegaram até a Chancelaria e os ministérios de Relações Exteriores e Economia. Como sempre, o governo chinês negou as acusações, ou seja, a cartilha oriental não muda na mesma velocidade em que cresce a economia.A descoberta de espionagem evitou que 160 giga-bytes de informações fossem transferidos para a China. Entretanto, tudo leva a crer que muitas informações conseguiram ser roubadas pelos chineses antes que os alemães descobrissem o esquema de vazamento em maio.Coincidência ou não, a notícia foi divulgada em meio a uma viagem de Merkel ao oriente, durante sua passagem pela China. Curiosamente, os resultados da visita foram muito mais tímidos do que o esperado segundo a Deutsche Welle.


A China se defendeu das acusações de ser o país mais ativo em espionagem informática. Também pediu que seja reforçada a cooperação internacional contra a "ciberguerra", lembrando os freqüentes ataques a suas redes por hackers de outros países."Temos uma atitude construtiva, não vamos revelar quais países estão nos atacando", afirmou hoje o porta-voz da chancelaria chinesa, Liu Jianchao.

0 Comments:
Post a Comment
<< Home