*(LITERATURA CLANDESTINA REVOLUCIONÁRIA)*MICHEL FOUCAULT LIBERTE-ME.

VC LEU MICHEL FOUCAULT,NÃO?ENTÃO O QUE VC ESTÁ ESPERANDO FILHO DA PUTA?ELE É A CHAVE DA EVOLUÇÃO DOS HUMANOS.HISTORIA DA LOUCURA,NASCIMENTO DA CLINICA,AS PALAVRAS E AS COISAS,ARQUEOLOGIA DO SABER,A ORDEM DO DISCURSO,EU PIERRE RIVIÉRE,A VERDADE E AS FORMAS JURÍDICAS,VIGIAR E PUNIR,HISTORIA DA SEXUALIDADE,EM DEFESA DA SOCIEDADE,OS ANORMAIS...EVOLUÇÃO OU MORTE!

Monday, March 10, 2008

Guerra ao Iraque custa US$ 12 mil milhões por mês,diz Stiglitz 10/03/08

A guerra do Iraque chega ao seu sexto ano em 2008 com um custo de aproximadamente 12 mil milhões de dólares por mês. A conclusão é do prémio Nobel de economia Joseph E. Stiglitz e de Linda J. Bilmes, no livro "The Three Trillion Dollar War" ("A Guerra de Três Biliões de Dólares"). Segundo o estudo, este gasto é o triplo do que houve nos primeiros anos da guerra.
Os autores prevêem que os gastos até 2017 sejam de entre 1,7 bilião de dólares e 2,7 biliões com as guerras do Iraque e do Afeganistão.As projecções da Comissão de Orçamento do Congresso dos Estados Unidos para 2017 mostram uma previsão de gastos próxima do previsto pelos dois economistas - entre 1,2 bilião e 1,7 bilião de dólares para as duas guerras, sendo que a do Iraque responde por três quartos dos gastos.Apesar de as baixas dos militares americanos e iraquianos terem caído nos últimos meses, os custos dispararam. Se o Congresso aprovar o orçamento total, ele será 155% mais alto que o de 2004, de acordo com a Comissão.Num relatório de Janeiro, a comissão observou que o governo dos Estados Unidos estaria a comprometer uma significativa parte dos recursos com as guerras, "obrigando os administradores a considerarem complicadas alternativas enquanto o país enfrenta um crescente desafio económico."
Estes números não incluem os custos destas guerras nos próprios países. Por exemplo, os custos da destruição infligida nas infra-estruturas iraquianas e em fábricas, hospitais, escolas, residências.No livro, Stiglitz e Bilmes afirmam que as duas guerras devem custar em torno de 845 mil milhões de dólares até Setembro, fim do ano fiscal de 2008. Estes gastos não contam apenas operações militares, mas custos com embaixadas, reconstrução e outros gastos relacionados.
O total já supera os 670 mil milhões de dólares gastos em 12 anos de guerra no Vietname, diz a comissão de orçamento.
O crescimento dos gastos tem várias origens, dizem Stiglitz e Bilmes. Elas vão do surgimento de novas unidades no Iraque, ao aumento do preço dos combustíveis, aos novos bónus para o realistamento, e à necessidade de renovar equipamentos militares destruídos.Os estudos, porém, não contam com todos os gastos escondidos do orçamento, dizem os autores. Também não levam em conta os potencialmente gigantescos custos do serviço da dívida e ainda com os custos para a economia americana da subida dos preços do petróleo, que quase quadruplicaram desde 2003, uma subida cujas causas se devem parcialmente à guerra do Iraque.





3 Comments:

  • At 5/01/2009, Anonymous Anonymous said…

    criar uma novas ordem sem a elite do capitalismo sistematicos!e deste sistema polico inbecisss!!drogaaaa

     
  • At 9/07/2009, Blogger Viver bem said…

    A guerra nunca levou ninguem a lugar nenhum , a não ser, há miséria,pobreza,injustiça e descaso das altoridade....guerra são golpes a população, irriquece um grupo e enpobrece bilhãoes de pessoas.....

    fale não para a guerra

     
  • At 9/07/2009, Blogger Viver bem said…

    ronildo_ibn@hotmail.com....fale n~~ao para a guerra...

     

Post a Comment

<< Home