*(LITERATURA CLANDESTINA REVOLUCIONÁRIA)*MICHEL FOUCAULT LIBERTE-ME.

VC LEU MICHEL FOUCAULT,NÃO?ENTÃO O QUE VC ESTÁ ESPERANDO FILHO DA PUTA?ELE É A CHAVE DA EVOLUÇÃO DOS HUMANOS.HISTORIA DA LOUCURA,NASCIMENTO DA CLINICA,AS PALAVRAS E AS COISAS,ARQUEOLOGIA DO SABER,A ORDEM DO DISCURSO,EU PIERRE RIVIÉRE,A VERDADE E AS FORMAS JURÍDICAS,VIGIAR E PUNIR,HISTORIA DA SEXUALIDADE,EM DEFESA DA SOCIEDADE,OS ANORMAIS...EVOLUÇÃO OU MORTE!

Saturday, May 03, 2008

outros mundos. 03/05/08

Galáxia anel AM 0644-741.Fazendo lembrar um anel incrustado de diamantes, um conjunto de estrelas azuis distribui-se em torno do núcleo do que foi, um dia, uma galáxia espiral normal. Este anel tem cerca de 150000 anos-luz de diâmetro, tornado-o maior que a nossa própria Via Láctea. Esta galáxia, designada AM 0644-741, é um membro da classe de "galáxias anel", e situa-se a cerca de 300 milhões de anos-luz de distância. Este tipo de galáxias forma-se devido à colisão de duas ou mais galáxias. Neste caso, julga-se que uma determinada galáxia terá atravessado o disco de uma galáxia espiral, distorcendo-a e alterando-lhe a sua forma inicial. As galáxias que se vêem à esquerda nada têm a ver com esta interacção, que deverá de ter ocorrido há alguns milhões de anos atrás.
NGC 7293, a Nebulosa da Hélice, também conhecida como Helix entre os astrónomos amadores, é uma das mais próximas nebulosas planetárias. A uma distância de aproximadamente 450 anos-luz de nós é a única nebulosa planetária cuja paralaxe foi medida por observatórios terrestres. No entanto, e apesar de todas estas particularidades, a sua distância ainda não é conhecida com exactidão. Além de ser uma das mais próximas, é também uma das maiores, senão mesmo a maior, com um diâmetro de 16 minutos de arco, maior que a Lua Cheia, com o seu halo estendendo-se até aos 28 minutos de arco. Apesar de ser muito brilhante o facto de ser muito extensa e por isso a sua luz espalhar-se por uma grande área de céu faz com que mesmo com a sua magnitude 7,3 seja um objecto difícil, sendo mais fácil observá-la a partir de um local com céu bastante escuro e com uma abertura razoável. Esta imagem do astrónomo amador Luís Carreira foi obtida com um pequeno refractor de 90mm, e é o resultado do processamento digital de 30 exposições independentes de 3 minutos, totalizando 1h30m de exposição total.
Nibiru-Planet of the Crossing

0 Comments:

Post a Comment

<< Home