*(LITERATURA CLANDESTINA REVOLUCIONÁRIA)*MICHEL FOUCAULT LIBERTE-ME.

VC LEU MICHEL FOUCAULT,NÃO?ENTÃO O QUE VC ESTÁ ESPERANDO FILHO DA PUTA?ELE É A CHAVE DA EVOLUÇÃO DOS HUMANOS.HISTORIA DA LOUCURA,NASCIMENTO DA CLINICA,AS PALAVRAS E AS COISAS,ARQUEOLOGIA DO SABER,A ORDEM DO DISCURSO,EU PIERRE RIVIÉRE,A VERDADE E AS FORMAS JURÍDICAS,VIGIAR E PUNIR,HISTORIA DA SEXUALIDADE,EM DEFESA DA SOCIEDADE,OS ANORMAIS...EVOLUÇÃO OU MORTE!

Wednesday, April 16, 2008

brasil=galinha dos ovos de ouro.hahahhah 16/04/08 o mundo acordou hoje impressionado e com olho grande sobre nosso país.nacionalismo radical já!hahaha

Especialista alemão e imprensa européia consideram oportuna a provável descoberta de imensas reservas de petróleo no Brasil. Além dos rumores de estagnação na exportação russa, produção do Mar do Norte também diminui. Embora sejam cautelosas as declarações da Agência Nacional de Petróleo (ANP) quanto à descoberta de imensas reservas de petróleo na Bacia de Santos, o especialista alemão Kurt Reinicke, professor do Instituto de Engenharia do Petróleo da Universidade Técnica de Clausthal, considera "muito alta" a probabilidade de que a notícia seja verdadeira.Em entrevista exclusiva à DW-WORLD, Reinicke afirmou que a bacia da costa brasileira é bastante prospectiva e que as pesquisas em que se baseiam a provável descoberta da maior reserva de petróleo das últimas décadas seriam de grande credibilidade.O anúncio da provável descoberta repercutiu também na imprensa da Grã-Bretanha e da Espanha, países cujas empresas são sócias da Petrobras na prospecção das novas reservas. Para o jornal espanhol El País, caso se confirme a notícia, o Brasil poderá se tornar uma potência mundial como exportador de petróleo.
O professor do Instituto de Engenharia do Petróleo relativizou, no entanto, o tamanho das reservas anunciadas. Os 30 a 33 bilhões de barris previstos para o poço Carioca seriam muito, se comparados às reservas do Mar do Norte.A soma de todos os campos de petróleo do Mar do Norte corresponderia à metade das reservas da nova descoberta na Bacia de Santos, informou Reinicke à DW-WORLD. Em termos mundiais, esta cifra seria relativamente baixa. Ela corresponderia a um ano e meio do consumo mundial de petróleo, afirmou o professor, acrescendo que é provável que se anunciem novas descobertas na bacia onde foi encontrado o novo poço.No entanto, a comparação do Brasil com um novo Oriente Médio seria "exagerada" na opinião do professor da Universidade Técnica de Clausthal. "Este é um grande achado, mas é bem menor que o poço de Ghawar, na Arábia Saudita. Se acreditarmos nas informações de fontes sauditas, Ghawar, o maior poço de petróleo do mundo, é quatro ou seis vezes maior que o poço brasileiro", afirmou Reinicke.
Devido à diminuição da produção no Mar do Norte, Reinicke é de opinião que o anúncio da possível descoberta chegou "na hora certa". Devido às dificuldades de prospecção em águas profundíssimas, que exige desenvolvimentos completamente novos, ele prevê que o novo poço deverá entrar em operação somente daqui a dez anos.Mesmo considerando as novas descobertas, Reinicke não acredita na diminuição do preço do barril de petróleo, que deverá continuar oscilando entre 80 a 120 ou 130 dólares. Em um futuro próximo, não deveremos no preocupar com uma possível escassez do combustível fóssil, mas a longo prazo sim, explica.
Em sua edição online desta quarta-feira (16/04), o jornal britânico The Guardian comenta a surpresa da descoberta na costa brasileira que poderá confundir aqueles que prevêem o fim do petróleo e do gás natural. Segundo o jornal do Reino Unido, cuja empresa British Gas detém 30% das ações das novas reservas, o anúncio da descoberta contradiz os pronunciamentos de que o crescimento da produção mundial de petróleo atingiu seu pico.
Os defensores da teoria do Pico do Petróleo acreditam que o preço do petróleo continuará a subir enquanto as companhias tentam encontrar, crescentemente, escassas novas reservas, numa época em que a rápida industrialização da China e da Índia aumenta a demanda, escreve o jornal.
Quanto à veracidade da nova descoberta da reserva de 33 bilhões de barris, o The Guardian afirma que ela não surpreende a Dieter Helm, professor de política energética da Universidade Oxford e conselheiro do governo britânico: "Se atribuído ao poço Carioca ou a outro, isto não deve distrair do fato que existe muito petróleo na região".
Com a elevação do preço do barril de petróleo após o anúncio de estagnação da produção russa, na terça-feira (15/04), a notícia das reservas brasileiras é motivo de bastante otimismo, comenta o The Guardian.
Com otimismo também escreve o jornal de centro-esquerda espanhol El País sobre a provável descoberta brasileira. Não é surpresa que britânicos e espanhóis dêem atenção especial à notícia. Além da British Gas, o grupo hispano-argentino Repsol-YPF detém 25% das ações do novo campo.Para o jornal espanhol, se confirmada a descoberta, as "cartas da política da América Latina e de todo o mundo terão que ser embaralhadas novamente. Devido à sua grandeza territorial e populacional e ao seu poderio militar, o Brasil já é uma potência regional".Como exportador de petróleo para os Estados Unidos e outros países, o país se tornaria uma potência mundial. O El País comenta que há indícios de uma diminuição da importância do Oriente Médio e da ascensão de outras regiões.


1 Comments:

  • At 10/18/2009, Anonymous Anonymous said…

    Europeu é olho gordo mesmo... nossa...! chô pra lá!

     

Post a Comment

<< Home