*(LITERATURA CLANDESTINA REVOLUCIONÁRIA)*MICHEL FOUCAULT LIBERTE-ME.

VC LEU MICHEL FOUCAULT,NÃO?ENTÃO O QUE VC ESTÁ ESPERANDO FILHO DA PUTA?ELE É A CHAVE DA EVOLUÇÃO DOS HUMANOS.HISTORIA DA LOUCURA,NASCIMENTO DA CLINICA,AS PALAVRAS E AS COISAS,ARQUEOLOGIA DO SABER,A ORDEM DO DISCURSO,EU PIERRE RIVIÉRE,A VERDADE E AS FORMAS JURÍDICAS,VIGIAR E PUNIR,HISTORIA DA SEXUALIDADE,EM DEFESA DA SOCIEDADE,OS ANORMAIS...EVOLUÇÃO OU MORTE!

Monday, April 28, 2008

Expansão da Otan:maior estabilidade ou perda de poder? 28/04/08

O ingresso na Otan de países dos Bálcãs, além da Ucrânia e da Geórgia, tem causado um clima de tensão entre a aliança militar e a Rússia, além de gerar conflitos internos.Quando a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foi criada, em 1949, a aliança era baseada num sistema de "defesa coletiva", segundo o qual os membros da organização se comprometiam a se defender mutuamente em caso de ataque externo. Em boa parte da segunda metade do século 20, este inimigo externo era a União Soviética.
Pouco depois da assinatura do tratado que criou a Otan, a Guerra Fria se tornou ainda mais intensa, colocando os membros da aliança militar em oposição aos países que formavam o Pacto de Varsóvia. Uma situação que perpetuaria mais de 40 anos. Até a derrocada da União Soviética, em 1991, a meta principal da Otan era conter a ameaça que acreditava vir do outro lado da Cortina de Ferro.
Rumo ao Leste:Desde o fim da ameaça soviética, a meta da Otan na Europa deixou de ser a de proteger os países da aliança nas suas fronteiras orientais, passando a ser a de "empurrar" as fronteiras da organização o máximo possível em direção ao leste do continente. Em 2004, a Otan teve a maior expansão de sua história, ao incluir sete novos países: Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia e Eslovênia – todos antigos membros ou da União Soviética ou do Pacto de Varsóvia.No entanto, a expansão da Otan parece não parar por aí. Mais cinco nações foram listadas para ingresso na aliança em 2008. A entrada da Albânia, Croácia e Macedônia marcaria a presença da Otan na instável região dos Bálcãs, consolidando aí o poder da aliança militar.
Já uma expansão das fronteiras em direção ao Leste até a Ucrânia ou mesmo até a Geórgia tem desencadeado uma série de questões acerca das razões pelas quais a organização chega cada vez mais perto do antigo adversário dos tempos de Guerra Fria: a Rússia.
Expasão: sinônimo de estabilidade?O discurso oficial da Otan procura convencer seus membros de que fazer parte da aliança militar traz mais estabilidade e segurança para um país. Há de se notar que todos os países cujo ingresso está sendo analisado no momento passaram recentemente por algum tipo de instabilidade política."A região dos Bálcãs foi sacudida, mais uma vez, pela recente declaração de independência do Kosovo da Sérvia. A entrada da Albânia, Croácia e Macedônia poderia estabilizar a região em meio a essa nova onda de instabilidade. Pois em casos anteriores de ingresso na Otan, as preparações para a entrada na aliança acabavam por encorajar os países a solidificar governos democráticos e o controle civil dos militares", diz à DW-WORLD.DE Charles Kupchan, pesquisador de Estudos Europeus no Conselho de Relações Exteriores, em Washington.
Já Dan Plesch, diretor do Centro de Estudos Internacionais e Diplomacia, em Londres, e especialista em segurança global, acredita que os planos da Otan vão além das explicações oficiais. "A posição pública ignora a Rússia. Enquanto a própria Otan e seus membros europeus afirmam não ter intenção de reafirmar a hegemonia regional ao redor da Rússia, o mesmo não pode ser dito em relação aos EUA. Para muita gente nos EUA, a Otan não é nada além de uma veículo usado para expandir o poder global do país. A meta explícita de Washington é a hegemonia regional", diz Plesch.
As propostas de expansão da Otan com relação aos territórios da antiga União Soviética irritam a Rússia. Apesar da aparente reconciliação durante um encontro bilateral recente entre representantes dos dois governos, o presidente russo, Vladimir Putin, continua acreditando que a expansão das fronteiras da Otan até a Ucrânia e a Geórgia representa uma ameaça para Moscou.
"O surgimento de um bloco militar poderoso do lado das nossas fronteiras será entendido como uma ameaça direta à segurança do país", afirmou Putin no início de abril, durante um encontro de cúpula da Otan em Bucareste. Na mesma ocasião, Putin revidou o argumento da aliança militar de que ter vizinhos democráticos só trará vantagens para a Rússia. "A entrada da Letônia na Otan não mudou em nada a vida das centenas de milhares de pessoas que vivem no país. A Otan não é um democratizador", afirmou Putin.
Rússia: fazendo o jogo ou sob ameaça?A Rússia reage às possibilidades de expansão da Otan com um arsenal de advertências bélicas, reminiscentes da retórica soviética usada durante a Guerra Fria. Em fevereiro último, Putin alertou para o fato de que Moscou poderia fazer uso de uma "retaliação", caso a Ucrânia ingressasse na Otan, sugerindo que mísseis russos poderiam se voltar contra Kiev.No início de abril, um general reiterou as palavras do presidente, ao afirmar que a Rússia iria dar passos "militares e de outro tipo", em caso de entrada da Ucrânia e da Geórgia na aliança militar. Alguns especialistas acreditam que as reações de Putin são um exagero em torno de uma ameaça que ele mesmo sabe ser contornável. Outros supõem que o presidente russo e seu sucessor, Dimitri Medvedev, estão realmente preocupados – e com razão para isso. "O pior cenário possível seria uma volta da rivalidade militar entre a Otan e a Rússia, embora essa possibilidade seja remota", diz Kupchan.Toda essa discussão pode permanecer no terreno das hipóteses, diante da improbabilidade de que a Ucrânia e a Geórgia se tornem realmente membros da Otan. Mesmo levando em conta o "plano de ação" da Ucrânia, a ser avaliado em dezembro próximo.De qualquer forma, as tensões entre os envolvidos, que, sem dúvida, vão persistir e possivelmente aumentar até um veredicto sobre o ingresso ou não na aliança, podem ser tão ou mais importantes que a própria decisão final em relação à entrada dos novos membros.


14 Comments:

  • At 12/24/2011, Anonymous Anonymous said…

    Muito bom o seu texto,acedito que a OTAN deve se expandir e ter posisões no leste europeu mas não por causa da Russia mas acima disso dos rivais do ocidente,os governos terroristas

     
  • At 2/21/2013, Anonymous Anonymous said…

    constаntly i used tο rеаԁ smallег artісleѕ or
    reviews which аs well clear their motiѵе, and thаt іѕ
    alѕо hаppening with this ρaragгaph whіch I аm reading at this
    time.

    Fеel frеe tо surf to my web site Laser hair removal

     
  • At 2/21/2013, Anonymous Anonymous said…

    Hеy! I know this is kіnda off topic but I was ωondering which
    blog ρlatform arе you using for this ѕite?

    I'm getting sick and tired of Wordpress because I've hаd problems ωith hасkers
    and I'm looking at alternatives for another platform. I would be fantastic if you could point me in the direction of a good platform.

    Here is my site sfgate.com

     
  • At 2/21/2013, Anonymous Anonymous said…

    My family membеrs every tіme say that Ι am kіlling
    my time heгe at net, except I knоw I аm gettіng know-how all the time bу readіng such pleasant aгticles or rеvieωѕ.



    Herе is my web site: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

     
  • At 2/22/2013, Anonymous Anonymous said…

    Hοωdy, і reaԁ yоur blоg
    from tіme to time аnԁ i own a simіlaг οne anԁ i was јuѕt curіouѕ if you get a lot of
    ѕpam feedbacκ? Ӏf so hоω dο уou prevent it, any ρlugin оr anуthing you
    can advisе? Ι get sο muсh lately іt's driving me insane so any assistance is very much appreciated.

    Here is my blog post V2 Cigs Reviews

     
  • At 2/24/2013, Anonymous Anonymous said…

    Just want to ѕay уоur article іs aѕ astounԁing.
    The сlaгity foг yοuг publish iѕ јust ѕpеctacular аnd i can assume
    you're a professional in this subject. Well together with your permission allow me to grab your feed to keep up to date with coming near near post. Thank you a million and please keep up the enjoyable work.

    my website; www.wiki.mi.fh-dortmund.de
    my web site > just click the following post

     
  • At 2/26/2013, Anonymous Anonymous said…

    Gοοd daу! Thiѕ is kіnԁ оf off topіс but I need sοme
    guіdance from an establіshed blog. Iѕ it hard to ѕet up
    youг οwn blοg? Ӏ'm not very techincal but I can figure things out pretty quick. I'm thinking about setting up my own but I'm not sure where to start. Do you have any points or suggestions? Many thanks

    Here is my webpage; Sfgate.Com

     
  • At 3/05/2013, Anonymous Anonymous said…

    Τhіs pагagraph is гeally а faѕtidious
    оne it helpѕ new the web people, who are wishing
    fоr bloggіng.

    Stop by my websіte - v2 cigs reviews

     
  • At 3/06/2013, Anonymous Anonymous said…

    Μy paгtnеr and I stumbled over here by a
    dіfferent ωeb adԁгeѕs and thought I
    ѕhould check thingѕ οut.
    І lіke what I ѕеe so i am јust
    fοllοwing уou. Lοok forward to сhесkіng out yоur web page repeatеdly.


    Alѕo visit my blog post - http://pastelgray.skybookmarks.com/user/profile/robbywimbe

     
  • At 3/07/2013, Anonymous Anonymous said…

    Whеn I originally commеnted І сlickеd the "Notify me when new comments are added" сhecκboх and nоw each tіme a cοmment is addeԁ I get seѵerаl emаіls
    wіth the sаme comment. Is therе
    any ωaу yоu сan rеmoѵe me from that sеrvice?
    Thanks а lot!

    Look at mу ωеbpage - silkn sensepil

     
  • At 3/07/2013, Anonymous Anonymous said…

    Rеmarkable things here. I'm very glad to look your article. Thanks a lot and I am having a look ahead to touch you. Will you kindly drop me a e-mail?

    Take a look at my blog post Silk n sensepil reviews

     
  • At 3/09/2013, Anonymous Anonymous said…

    Appreciate this post. Let me try it out.

    my рage: click through the next webpage

     
  • At 3/22/2013, Anonymous Anonymous said…

    Hi just wanted tо give yоu a brief hеaԁs up
    and let you κnоw a feω of the imagеѕ aren't loading correctly. I'm
    nοt surе why but І thіnk its a lіnking isѕuе.
    ӏ've tried it in two different browsers and both show the same results.

    my web site: http://www.bernd-schmitz.net/wiki/index.php?title=v2_cigs_coupon_code

     
  • At 9/06/2014, Anonymous Anonymous said…

    Awesome issues here. I'm very happy to peer your post.
    Thank you a lot and I am looking ahead to contact you.
    Will you please drop me a mail?

    my webpage; inspection

     

Post a Comment

<< Home