*(LITERATURA CLANDESTINA REVOLUCIONÁRIA)*MICHEL FOUCAULT LIBERTE-ME.

VC LEU MICHEL FOUCAULT,NÃO?ENTÃO O QUE VC ESTÁ ESPERANDO FILHO DA PUTA?ELE É A CHAVE DA EVOLUÇÃO DOS HUMANOS.HISTORIA DA LOUCURA,NASCIMENTO DA CLINICA,AS PALAVRAS E AS COISAS,ARQUEOLOGIA DO SABER,A ORDEM DO DISCURSO,EU PIERRE RIVIÉRE,A VERDADE E AS FORMAS JURÍDICAS,VIGIAR E PUNIR,HISTORIA DA SEXUALIDADE,EM DEFESA DA SOCIEDADE,OS ANORMAIS...EVOLUÇÃO OU MORTE!

Monday, May 19, 2008

Petrobras ultrapassa Microsoft e já é a 3ª maior empresa do continente 19/05/08

A Petrobras ultrapassou a Microsoft, tornando-se a terceira maior empresa do continente americano em valor de mercado, segundo a consultoria Economática. O levantamento tomou como base o preço das ações das companhias na última sexta-feira, data em que a Petrobras tinha um valor de mercado de aproximadamente US$ 287,2 bilhões, contra US$ 279,3 bilhões da maior empresa de software do mundo. Em um ano, as ações da empresa brasileira subiram mais de 110%, enquanto os papéis da Microsoft sofreram desvalorização de 3,5% em relação ao fechamento em 16 de maio de 2007. No ranking das maiores empresas da América em valor de mercado, além da Petrobras, figuram outras brasileiras: Vale e Bradesco.
Vários gurus de negócios afirmam que a tecnologia da informação é o que movimenta a economia moderna, mas os investidores parecerem preferir, ainda, o bom e velho petróleo. De acordo com a consultoria Economática, o valor de mercado da Petrobras atingiu 287,171 bilhões de dólares, considerando a cotação dos papéis na última sexta-feira (16/5). Com isso, a estatal brasileira ultrapassou a gigante Microsoft e tornou-se a terceira companhia mais valiosa do continente americano. A empresa de Bill Gates é avaliada em 279,306 bilhões de dólares. A Petrobras, agora, só está atrás da Exxon Mobil (489,640 bilhões) e da General Electric (320,253 bilhões).O valor da brasileira mais do que dobrou nos últimos 12 meses, impulsionado pela descoberta dos novos campos de petróleo. Anunciado em outubro do ano passado, o campo de Tupi, na Bacia de Santos, poderia ampliar sozinho em 60% as reservas brasileiras de petróleo. Os atuais 12 bilhões de barris subiriam, assim, para 20 bilhões. Ainda mais promissor é o controvertido campo de Carioca. Divulgado extra-oficialmente em meados de abril pelo presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, o campo teria reservas estimadas em 33 bilhões de barris. Se os números forem confirmados, será a maior descoberta de petróleo do mundo dos últimos 30 anos, e elevará o Brasil à condição de sétimo maior produtor mundial.Além das descobertas, a valorização do real também contribuiu para ampliar os resultados da companhia. No primeiro trimestre, a empresa registrou um lucro líquido de 6,925 bilhões de reais, um salto de 68% sobre o mesmo período do ano passado. O dólar fraco ajudou a companhia a reduzir seus custos operacionais e suas despesas financeiras. De acordo com a agência de notícias Bloomberg, enquanto o valor de mercado da estatal brasileira mais do que dobrou em 12 meses, as ações da Microsoft recuaram 3,8%. A gigante de software enfrenta, nos últimos meses, uma série de contratempos. Em abril, suas ações despencaram, quando a companhia informou um lucro líquido trimestral 11% inferior ao do mesmo período de 2007, totalizando 4,38 bilhões de dólares.Outro ponto que atrapalhou a empresa de Bill Gates foi a malsucedida tentativa de comprar o Yahoo!, a fim de se fortalecer na disputa com o Google – tido como o principal rival da Microsoft. Lançada em fevereiro, a oferta hostil de compra foi retirada em maio, após o Yahoo! considerá-la baixa. Segundo o americano The Wall Street Journal, a Microsoft ensaia voltar à carga, mas com uma proposta diferente: uma parceria na área de publicidade online.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home